sexta-feira, 29 de abril de 2011

Perguntas O Tempo Saquarema

Respondam, como o outro exercício, nos seus cadernos.  Bom trabalho!

1) Quais os fatores apontados pelo autor pelos quais a província fluminense pode ser tomada como um espécie de laboratório? (pgs. 265-266-267)

2) Quais as preocupações manifestadas por Rodrigues Alves em sua fala na Assembléia legislativa em 1835? (pg.267)

3) Quais os objetivos da realização do primeiro recenseamento da província em 1840? (p. 268)

4) Qual o papel  da Instrução Pública para os Saquaremas? (pgs. 270-272)

5) No campo educacional adotava-se "a França como madrinha". Quais aspectos da política educacional francesa foram adotados? (pgs. 273-275)

6) A quem de fato se destinava a instrução que se dizia difundir "por todas as classes"? (p.274)

7) As escolas públicas de instrução primária compreendiam três classes de ensino. O que se propunha ensinar em cada uma delas? Qual a diferença curricular para meninos e meninas? (p.275)

8) Qual a diferença entre  a escola que a nova legislação quer implementar e as escolas de escrever, ler e contar? (p. 276)

9) "É preciso (...) juntar à instrução pública a educação". O que se entende por educar? (p. 277)

10) Qual papel e função eram demandados aos professores? (p. 280)

11) O que se ensinava na primeira Escola Normal? Quem podia estudar nela? (p. 281)

12) Quais as leituras indicadas para professores e alunos? Quais as qualidades apontadas nelas? (p. 283-284)

13) Como surge a função de inspetor? Quais os requisitos para exercê-la? O que se esperava dos inspetores? (284-285)

14) De que maneiras se configurava "a reação do Governo da Casa à penetração crescente do Governo do Estado"? (p. 286)

15) Quais ideias de formação do povo o autor apresenta? (p. 287)

16) Descreva as propostas de Aureliano Coutinho para a educação. (pgs. 287-288-289)

17) cite as principais propostas do regimento de 1849, de Couto Ferraz. (pgs. 289-290)

18) qual dentre elas o autor considera a mais significativa, e por quê? (pgs.  290-291)

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